PROJETO JIU-JITSU

EEFM Presidente José Sarney | 13:41 | 0 comentários













HUMILDADE – AMIZADE – RESPEITO – DISCIPLINA

JIUJITSU

O Jiu-Jitsu que significa "arte suave" é considerado a luta mais abrangente que existe. Pois nela há uma grande variedade de técnicas, tais como golpes traumáticos, golpes nas articulações e estrangulamentos. As bases fundamentais para se obter um bom Jiu-Jitsu é a destreza, a rapidez e a flexibilidade. Sem precisar usar muita força. O Jiu-Jitsu movimenta todos os músculos do corpo e lança a jogo toda a atenção e sangue frio. É uma luta, que se bem aplicada, não necessita o uso de força bruta, pois utiliza sistemas de alavancas e desequilíbrios, assim o lutador aproveita a força e o movimento do próprio adversário para executar alguns golpes. Uma das vantagens prática do Jiu-Jitsu é que ele auxilia o desenvolvimento da inteligência, incute audácia, confiança na própria força, agilidade e tolerância à dor. No mundo, é conhecido como "Brazilian Jiu-Jitsu", um sistema desenvolvido pela família Gracie, que aprimorou técnicas vindas do Jiu-Jitsu japonês, modificando alguns movimentos e tornando-os mais eficiente. E por possuir muita técnica, o lutador de Jiu-Jitsu se torna praticamente imbatível, vencendo com certa facilidade seus adversários, não importando quais sejam os seus estilos de luta.

FILOSOFIA

O Jiujitsu tem como filosofia tornar o individuo mais seguro e autoconfiante. Para isso suas técnicas de defesa sempre baseadas em forças de alavancas, possibilitando o praticante vencer adversários mais fortes e pesados, trazendo uma sensação de invencibilidade, o que se estende a vários setores de sua vida, fazendo também com que a energia do aluno seja saudável, onde existem fortes laços de amizade e companheirismo, logo o tirando da vida improdutiva e das drogas, problemas que ajudam grande parte da juventude nos dias de hoje. O Jiujitsu não trabalha somente o corpo como a
mente. Não é pra ficar comprando camisetas de jiujitsu, raspando a cabeça e tirando onda por aí querendo brigar com todo mundo! “Violência não, jiujitsu

PROJETO ARTE SUAVE

Em 03 de outubro de 2011, o Faixa Preta Napoleão Cavalcante iniciou o projeto ARTE SUAVE, com apoio da direção da E.E.F.M. Presidente José Sarney, localizada no Bairro do Araturi. A escola possuía 40(quarenta) placas de tatame 1m x 1m, e adquiriu mais 20 placas de tatames após o começo do projeto totalizando 60 peças. Dentro de uma semana O projeto já contava com 14 alunos, e por meio do Programa Mais Educação, a escola comprou 30 kimonos abrindo espaço para que alunos sem condições financeiras pudessem prosseguir com os treinos. Atualmente já se tem cadastro de mais de 100 alunos distribuídos em crianças, jovens e adultos treinando nos horários de
17:50h as 19:30h, todas as segundas, quartas e sexta-feira.

METODOLOGIA

O projeto ARTE SUAVE funciona da seguinte forma: treinos práticos de JiuJitsu, contendo alongamento; exercícios físicos; ensinamentos da parte técnica do JiuJitsu; e lutas práticas. Também é repassada a parte teórica do JiuJitsu em diálogo durante o alongamento. Basicamente um treino inclui 15-20 minutos de aquecimento, o qual inclui corrida e exercícios específicos como flexões e abdominais. Depois do aquecimento, começa a parte técnica. Nessa parte da aula, o instrutor demonstra vários movimentos e os alunos são colocados em pares e treinam esses movimentos. Depois de 45 minutos de prática, começa a parte difícil. A parte final da aula consiste em uma simulação de luta, em que você tem a oportunidade de treinar com o seu parceiro, até que um seja finalizado ou acabe o tempo.

OBJETIVO

O projeto ARTE SUAVE tem como objetivo inserir, nas escolas da comunidade, através da pratica do jiu jitsu, o conceito da importância do desenvolvimento de hábitos saudáveis, bem como a prática de atividades físicas regulares, ajudando na diminuição do índice de violência nas comunidades. Visando que todas as crianças e jovens do Araturi e adjacências possam ter recursos para alcançar suas metas e concretizar seus sonhos colocando e educação em primeiro lugar. Tornando o aluno mais seguro e autoconfiante. Para isso suas técnicas de defesa sempre baseadas em forças de alavancas, possibilita ao praticante vencer adversários mais fortes e pesados, trazendo uma sensação de invencibilidade, o que se estende para vários setores da vida, fazendo também com que a energia do aluno seja sempre canalizada para o bem, colocando o mesmo em um ambiente saudável, onde existem fortes laços de amizade e companheirismo, logo o tirando da vida improdutiva e das drogas, problemas que atingem grande parte da juventude nos dias de hoje.

BASES DO PROJETO

São 04 os pilares que sustentam e definem o projeto: HUMILDADE: O Jiu Jitsu, por ser uma arte de submissão, tem como objetivo fazer com que o oponente desista. O aluno aprende a humildade no momento que ele recebe um golpe tendo que dar três tapinhas parando o combate e, desta forma, reconhece que o oponente é melhor que ele.
RESPEITO: O Jiu Jitsu Brasileiro por ter uma raiz oriental, traz os princípios das artes marciais, e com isso o aluno aprende que respeitar o tatame (local de treino) é essencial, respeitar o companheiro de treino; respeitar o professor; respeitar pessoas mais velhas e mais novas, pois todos tem ensinamentos para ser repassados. E ao final das lutas e dos treinos cumprimentam-se.
AMIZADE: O Jiu Jitsu por se tratar de um treino em grupo, percebe-se a importância da amizade para o aprendizado, para confiança, para pedir conselhos e ajuda, isto ocorre dentro do tatame, e naturalmente fora dele. E percebem a importância de amizades saudáveis, sem uso de drogas, sem cometimento de nenhum ato ilícito.
DISCIPLINA: O Jiu Jitsu ensina a importância da disciplina para o aluno. Por exemplo, durante a aula, deve se fazer silêncio na hora em que o professor está ensinando uma técnica. É repassada aos alunos pelo professor a importância de se ter disciplina na vida, seja nos estudos, seja em casa com a família. È importante o fato do projeto está incluso dentro da escola, pois no Jiu-Jitsu, o aluno aprende a importância do conhecimento de sistema de alavancas; sistema de forças; fisiologia; sistema circulatório; sistema respiratório; sistema nervoso; membros do corpo humano; importância da rapidez de raciocínio; metabolismo dentre outras matérias que ele ver em sala de aula. Enfim, ele percebe o quão importante é estudar e aprender.

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